Pela primeira vez na história, o Sudão recebe a visita de um apóstolo da Igreja de Jesus Cristo
O Éder David A. Bednar e sua esposa Suzan visitaram a República do Sudão em fevereiro de 2020. Ele se tornou o primeiro membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a visitar a nação.
O Sudão é um país com 43 milhões de pessoas e está passando por um período histórico de transição econômica e política. O apóstolo disse que há esperança no futuro do país. Ele declarou:
“Quando nos encontramos com pessoas em uma ampla variedade de cenários, sentimos um grande otimismo. Eles estão muito ansiosos por liberdade, mais liberdade do que tinham no passado, e o governo parece muito determinado a cumprir essa promessa”
Élder Bednar e as autoridades políticas do Sudão
A visita ao Sudão só foi possível por causa da amistosa relação entre o ex Ministro de Assuntos Estrangeiros e Representante Permanente das Nações Unidas, Omer Dahab.
Dahab visitou o Escritório da Igreja em Salt Lake, Utah, e participou do Simpósio Internacional de Lei e Religião na Universidade Brigham Young.
Durante a reunião entre o Élder Bednar e o vice-presidente do Conselho de Soberania, órgão que serve como chefe de estado interino do Sudão, os dois líderes compartilharam sua esperança para o futuro do povo sudanês e do país.
Depois da reunião, houve uma pequena coletiva de imprensa onde o Élder Bednar se apresentou e falou sobre um futuro positivo para o povo do Sudão.
As necessidades do povo sudanês foram a pauta da discussão durante a reunião com a Ministra do Trabalho e Desenvolvimento Social, Lina Al-Sheikh Omer Mahjoub, e o Secretário Geral do Conselho Nacional do Sudão para o Bem-Estar das Crianças, Osman Shaiba.
Ambos expressaram ao apóstolo suas preocupações sobre as famílias no Sudão e os desafios que elas enfrentam, incluindo a difícil situação dos órfãos e das mães solteiras.
De acordo com o Comissário Geral da Comissão de Ajuda Humanitária, Abass Fadelallah Ali, o atual governo do Sudão está trabalhando duro para vencer os desafios que o país enfrentou no passado e para cuidar dos cidadãos e refugiados.
“A instituição Caridades dos Últimos Dias apoia os esforços humanitários no Sudão há muitos anos ”, disse o Élder Bednar ao Comissário Abass. “Continuaremos procurando oportunidades de parceria com organizações locais, para ajudar os necessitados no Sudão.”
A liberdade religiosa no Sudão
A liberdade religiosa foi outro ponto chave da discussão durante a reunião com o Ministro de Assuntos Religiosos, Nasr-Eddin Mofarah Ahmed Mohamed, que falou sobre a importância da tolerância religiosa no Sudão.
O Élder Bednar disse ao ministro Mohamed que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma forte apoiadora da liberdade religiosa e expressou sua gratidão pelos esforços do ministro para apoiar os direitos de todas as fés.
Os líderes da Igreja de Jesus Cristo participaram de um jantar com membros do Conselho da Igreja no Sudão, que incluem pastores e bispos da Igreja Anglicana, Igreja Católica e Igreja Ortodoxa Grega.
O apóstolo também se reuniu com o Conselho Religioso Sufi, onde houve expressões de apoio a todas as pessoas e condenação geral de extremismo religioso.
“Havia um genuíno espirito de amizade e acolhida entre esses líderes” disse o Élder Bednar.
“A República do Sudão tem um futuro brilhante. O Sudão tem muitos desafios, mas esses líderes dedicados estão trabalhando duro para elevar o país durante este período histórico.”
Fonte: newschurchofjesuschrist.org