Como anjos ajudaram Joana d’Arc, Cristóvão Colombo e George Washington
Desde o início da história humana, os anjos têm sido uma parte integrante da manutenção da esfera espiritual em movimento neste planeta.
Se nos perguntarmos onde está Deus e o que Ele está fazendo neste momento, podemos dar uma olhada no que Ele já fez, sabendo que Ele pode fazer novamente.
Ele enviou anjos para proteger seus filhos da fornalha ardente, para fechar a boca dos leões, para tirá-los da prisão e para salvar nações.
Os anjos cuidam e salvam Israel. Deus envia Seus anjos para avançar Seu plano divino. Ele os envia para salvar, informar e apoiar Seu povo.
O Presidente Nelson nos ensinou que todo aquele que permite que Deus prevaleça e está disposto a permitir que Ele seja a influência mais importante em sua vida, faz parte de Israel. Nesta ocasião, compartilharemos algumas das figuras históricas que receberam esta ajuda divina.
Cristóvão Colombo
Cristóvão Colombo foi guiado pelo Espírito Santo e anjos. Em um discurso proferido em 4 de julho de 1854, no Tabernáculo de Salt Lake, o Élder Orson Hyde, membro do Quórum dos Doze Apóstolos, falou sobre um anjo que ajudou Colombo. Ele disse:
“Esse mesmo anjo, [Morôni], estava com Colombo e o inspirou por meio de sonhos e visões a respeito deste Novo Mundo … O anjo de Deus o ajudou, estava com ele nas águas tempestuosas, acalmou os elementos turbulentos e guiou seu frágil navio para a porta desejada”. Orson Hyde, “Journal of Discourses” 6:368
Joana D’arc
Um dos meus personagens favoritos na história do mundo foi Joana d’Arc. Ela era uma jovem analfabeta e sem educação de 13 anos do século 15 que começou a ver e ouvir anjos dizendo a ela que seu destino era salvar a França, que na época havia sido conquistada pela Inglaterra.
Em uma série de eventos surpreendentes com a ajuda contínua de anjos, ela se tornou General dos Exércitos da França aos 17 anos e mais tarde levou seu exército à vitória em muitas batalhas importantes.
Aos 18 anos, ela foi capturada e trancada em uma prisão úmida onde ficou sozinha e acorrentada. Ela foi submetida a um julgamento brutal que durou quase um ano. No julgamento, ela foi interrogada e agredida verbalmente por 62 juízes e não foi autorizada a ter testemunhas.
Ela foi acusada de heresia e bruxaria, mas durante todo o julgamento deu respostas brilhantes e inspiradoras a todas as perguntas que lhe foram feitas. Os anjos sempre ajudavam ela a saber o que dizer.
Veja alguns dos diálogos sobre anjos entre Joana d’Arc e seus captores.
“Qual foi a primeira voz que você ouviu quando tinha treze anos?”
“Era a voz de São Miguel. Eu o vi diante dos meus olhos; e ele não estava sozinho, mas acompanhado por uma hoste de anjos ”. Mark Twain, Joana d’Arc. P. 343.
Em outro cenário, seus acusadores questionaram:
“A voz falava com você com frequência?’
“Sim, duas ou três vezes por semana, dizendo: “Deixe sua vila e vá para a França”
“O que mais ele disse a você?”
“Que o cerco de Orleans deve ser levantado”
“Isso foi tudo?”
“Não, [ele me disse que] eu deveria ir para Vaucouleurs, e Robert de Baudricourt me forneceria os soldados que iriam comigo para a França. Respondi dizendo que era uma camponesa pobre que não sabia montar a cavalo, nem lutar”. Mark Twain, Joana d’Arc. P. 333-334.
Com a ajuda de seus anjos, essa jovem sem nenhum treinamento militar foi chamada para salvar sua nação.
Por fim, os líderes da igreja a consideraram culpada e a queimaram na fogueira, mas até o final, ela permaneceu firme em seu testemunho de Cristo e dos anjos que ministravam a ela. Joana d’Arc fortaleceu a fé de milhões de pessoas.
George Washington
George Washington tinha anjos que o ajudaram a liderar seus soldados na Guerra da Independência.
Diz-se que ele teve uma visão emocional e significativa na qual um anjo lhe disse para “olhar e aprender”. O presidente Washington viu então três grandes testes que aconteceriam aos Estados Unidos. Sobre isso, ele disse:
“A visão instantaneamente começou a desvanecer e desaparecer, até que finalmente não vi nada além do vapor crescente e espiralado que tinha visto no início.
Ao desaparecer novamente, me vi mais uma vez olhando para o misterioso visitante, que, com a mesma voz que tinha ouvido antes, disse:
‘Filho da República, o que viste se interpreta assim: Três grandes perigos virão sobre a República. O mais assustador é o terceiro, onde o mundo inteiro unido não prevalecerá contra ele. Que cada filho da República aprenda a viver para o seu Deus, a sua terra e a União’.
Com estas palavras a visão terminou, levantei-me do meu assento e senti que tinha tido uma visão em que o nascimento, o progresso e o destino dos Estados Unidos me foram mostrados”.
O Élder Orson Hyde corajosamente declarou no púlpito do Tabernáculo que George Washington havia recebido a ajuda dos anjos. Ele mencionou especificamente o anjo Morôni no acampamento de Washington. Ele afirmou:
“Foi por meio da intervenção desse mesmo anjo de Deus que ele apareceu a Joseph Smith e revelou a história dos primeiros habitantes deste país, cujos montes, ossos e restos de vilas, cidades e fortificações falam desde o pó de seus ouvidos dos vivos com a voz da verdade inegável.
Este mesmo anjo preside o destino da América e tem um imenso interesse em todos os nossos feitos. Ele estava no acampamento de Washington; e, por uma mão invisível, ele conduziu nossos pais à conquista e vitória; e tudo isso para abrir e preparar o caminho para a implantação da Igreja e do reino de Deus no hemisfério ocidental, para a redenção de Israel e a salvação do mundo”. Journal of Discourses, 6:368.
O presidente Washington foi eleito para salvar a república com a ajuda de anjos.
Joseph Smith foi instruído por muitos anjos
No Seminário de Liderança Missionária em 26 de junho de 2020, o Presidente Russell M. Nelson falou sobre as muitas experiências que o Profeta Joseph teve com anjos.
Você sabia que, após a primeira visão, Joseph viu o Pai ou o Filho mais oito vezes? Quatro dessas ocasiões foram visões do Pai e do Filho juntos e quatro apenas com Cristo (Church News).
Você sabia que o anjo Morôni visitou Joseph Smith pelo menos 20 vezes na década de 1820? O Presidente Nelson disse que Joseph foi “visitado por 60 anjos ao longo de sua vida”. Alguns desses anjos foram João Batista, Pedro, Tiago e João, e Moisés e Elias (Church News).
Todos esses anjos desempenharam um papel importante no crescimento do Reino de Deus, e forneceram um esclarecedor conhecimento das doutrinas restauradas, ordenanças e poderes seladores.
Eles vieram para que toda a terra não fosse completamente devastada em Sua vinda. Eles vieram com sabedoria e autoridade.
Anjos pioneiros
O Élder James E. Faust compartilhou uma história em um discurso da Conferência Geral sobre uma das companhias de carroções de Martin e Willie que foi atingida pelas primeiras tempestades de neve ao cruzar as planícies.
Suas vidas foram salvas ou auxiliadas por anjos do Senhor. O Élder Faust compartilhou a seguinte história de um pioneiro:
“Puxei meu carro, ainda fraco e cansado por causa das enfermidades e da falta de comida, quando eu mal podia caminhar. Eu olhava para a frente, para uma duna de areia ou para uma colina e dizia para mim mesmo: só posso chegar até ali. Com essa carga, será impossível chegar ao outro lado.
Mas continuei andando e, quando cheguei ao topo, senti que o carro me empurrava; muitas vezes olhei para trás para ver se alguém me empurrava, mas meus olhos não viam ninguém; então eu soube que os anjos de Deus estavam ali”.
Coisas maravilhosas estão por vir!
Ao longo da história do mundo, Deus enviou Seus anjos para nos ajudar e continuará a fazê-lo para apoiar e ajudar Sua preciosa Israel.
A boa notícia é que somos “Israel”. Se estivermos realmente dispostos a deixar Deus prevalecer, podemos ter certeza de que Seus anjos estarão em nossas vidas! Ele sabe como nos resgatar, nos iluminar e nos confortar porque já o fez antes.
O futuro está cheio de esperança, Ele fará o mesmo ou coisas imensamente grandes nos dias que virão.
Fonte: Meridian Magazine