DestaquesMaisFé.orgNotícias

O verdadeiro significado de dizer “eis-me aqui” ao Senhor

Ao ler sobre o nascimento de Jesus nesta temporada de festas, entender a palavra hebraica hineni nos ajuda a apreciar melhor o exemplo de discípulado de Maria. E nos mostra como podemos nos tornar melhores discípulos.

O significado de hineni

Na Bíblia hebraica, hineni é traduzido como “Eis-me aqui.” A palavra aparece em vários lugares da Bíblia e transmite a ideia de estar pronto para dizer sim a tudo o que o Senhor nos pedir.

Gaye Strathearn, professora de escrituras antigas da Universidade Brigham Young, compartilhou que Maria é um exemplo do que significa viver a definição de “eis-me aqui”. Embora Maria soubesse sobre a profecia do Messias que viria, como uma jovem da pequena vila de Nazaré, ela não esperava que esse chamado chegasse até ela.

“Maria diz, ‘Eis aqui a serva do Senhor,’” explica Gaye. “Isso significa que Maria está entregando a sua vontade à vontade de Deus.”

A disposição de Maria para fazer a vontade de Deus, mesmo sem saber como isso aconteceria, nos mostra que, quando não nos sentimos preparados para o que Deus tem reservado para nós, podemos dizer com confiança: “Eis-me aqui.”

Gaye explica ainda, “É isso que os discípulos fazem. É assim que eles agem. É assim que respondem aos convites do Senhor. …‘Deus, se precisar de alguém, eis-me aqui.’”

Outros exemplos de “eis-me aqui” na história do nascimento

José

José havia decidido “desposar [Maria] secretamente”, mas foi rápido em mudar sua decisão e “fez como o anjo lhe ordenara.”

Quando temos certeza sobre o caminho certo, mas o Senhor nos direciona para algo que não teríamos escolhido, responder com “eis-me aqui” exige coragem e fé. Mesmo quando estamos nos esforçando para seguir o Senhor e fazer Sua vontade, podemos ser chamados a confiar Nele de formas que nos desafiem.

O exemplo de discípulado de José nos mostra que tudo vai cooperar para o nosso bem quando escolhemos segui-Lo, mesmo que não compreendamos como.

Pastores

Imediatamente após receberem a boa notícia do nascimento de Cristo, “que o Senhor [lhes] fez saber,” os pastores responderam com: “vamos, pois, até Belém.” O desejo deles de deixar de lado o que estavam fazendo para agir conforme o que foram chamados a testemunhar é um exemplo de discípulado.

Responder ao chamado do Senhor com “eis-me aqui” nem sempre é conveniente. Como os pastores, isso pode exigir que deixemos de lado o que achávamos mais importante e mudemos nossos planos para alinhar melhor com o que Deus tem reservado para nós.

O exemplo de discípulado dos pastores nos mostra que, quando respondemos voluntariamente ao Senhor, podemos testemunhar um crescimento espiritual e uma beleza além da nossa compreensão. 

Em Lucas 2 lemos que “voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito”. Responder com “eis-me aqui” nos transforma para melhor.

Magos

Quando a estrela apareceu, os magos estavam prontos para segui-la até o Menino Jesus. Os preparativos deles são um exemplo de discípulado. O Espírito frequentemente nos prepara de maneiras que não percebemos até o momento de agir e avançar. 

Esse exemplo de discípulado dos magos nos mostra que, quando respondemos com “eis-me aqui” em nossos preparativos espirituais para ouvir o Senhor pessoalmente, podemos receber direção e propósito, além de ser conduzidos às ricas bênçãos espirituais.

A busca contínua pela direção espiritual nos ajuda a ser instrumentos nas mãos do Senhor. Quando os magos “partiram para a sua terra por outro caminho” após serem “por divina revelação avisados em sonho para que não voltassem para junto de Herodes”, eles nos mostram que a disposição contínua em buscar direção espiritual é um marcador de discípulado.

A qualidade magnificadora de responder “eis-me aqui”

Quando somos convidados a aceitar e seguir o chamado do Senhor, como Maria, podemos questionar: “Será que vai dar certo?” Após respondermos voluntariamente ao Senhor, podemos encontrar confiança de que Ele estará conosco. Por quê?

Gaye nos lembra que, como Maria, podemos confiar que o Espírito Santo ampliará nossos esforços de maneiras que “nem conseguimos imaginar” quando estamos “dispostos a ter fé e confiar em Deus para dizer ‘sim.’”

Fonte: LDS Living

Pode ser interessante: Como posso ministrar e servir com mais propósito?

Posto original de Maisfé.org

O post O verdadeiro significado de dizer “eis-me aqui” ao Senhor apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *