DestaquesMaisFé.orgNotícias

A Bíblia afirma que não existe casamento após a morte?

A pergunta sobre a existência do casamento após a morte é um tema que intriga muitas pessoas. Em passagens dos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, Jesus responde aos saduceus sobre o casamento no estado de ressurreição.

No entanto, a interpretação dessas escrituras pode variar entre diferentes grupos cristãos. Como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, acreditamos que o casamento pode ser eterno quando realizado no templo e pela devida autoridade do sacerdócio. Nesse artigo, vamos analisar algumas escrituras na Bíblia sobre o casamento após a morte.

A pergunta dos saduceus

Os saduceus, que não acreditavam na ressurreição, desafiaram Jesus com uma questão que pode ser encontrada em Mateus 22:24-28, Marcos 12:18-25 e Lucas 20:27-36. Eles mencionaram a lei mosaica do levirato, onde o irmão de um homem falecido deveria se casar com a viúva para gerar descendência.

Então, eles perguntaram a Jesus de quem seria a esposa no estado de ressurreição, já que ela teria sido casada com sete irmãos. Jesus respondeu:

“Na ressurreição, nem se casam nem se dão em casamento; serão como os anjos no céu”

À primeira vista, essa declaração parece indicar que não haverá casamento no estado ressuscitado. No entanto, do ponto de vista dos Santos dos Últimos Dias, essa passagem precisa ser entendida no contexto da autoridade do sacerdócio e do casamento eterno.

Muitas denominações cristãs interpretam esse versículo como uma confirmação de que o casamento é apenas para esta vida.

Alguns acreditam que o casamento tem como propósito principal a reprodução, e como na ressurreição as pessoas não morrem mais, não haveria necessidade de casamento.

Outras interpretações sugerem que o casamento ainda pode existir de alguma forma no céu, mas de maneira diferente do que conhecemos aqui na terra. Essas ideias variam entre as denominações, mas muitas chegam à conclusão de que o casamento não é parte do plano eterno de Deus.

O ponto de vista dos Santos dos Últimos Dias

Como Santos dos Últimos Dias, acreditamos que o casamento pode continuar após a morte, desde que seja realizado por meio de uma ordenança especial no templo, conhecida como selamento ou casamento eterno.

Para os Santos dos Últimos Dias, há uma diferença entre o casamento civil, que é válido apenas nesta vida, e o casamento eterno, que é realizado por meio do poder do sacerdócio de Melquisedeque.

Em Doutrina e Convênios 132:15, aprendemos que os casamentos realizados sem a autoridade do sacerdócio não têm validade após a morte:

“Se um homem se casar com uma mulher neste mundo e não se casar por minha palavra […] seus convênios e casamento não têm força quando morrem”.

Portanto, acreditamos que Jesus, ao falar aos saduceus, estava se referindo àqueles que não haviam se casado pela autoridade de Deus.

Nesse caso, eles não estariam casados após a ressurreição, mas seriam “anjos no céu”. No entanto, aqueles que se casaram sob a autoridade do sacerdócio têm a promessa de que seu casamento será eterno.

Assim, Jesus não negou a existência do casamento eterno, mas sim explicou que, sem o poder do sacerdócio, os casamentos civis não duram além desta vida. O casamento eterno, no entanto, é possível por meio das ordenanças realizadas no templo, garantindo que maridos e esposas possam estar juntos por toda a eternidade.

Portanto, a Bíblia não contradiz o princípio do casamento eterno, mas complementa a doutrina que ensina que esse convênio deve ser feito por autoridade divina, para que seja válido após a morte.

Nenhuma bênção será negada

Porém, isso não quer dizer que se a pessoa não teve a oportunidade de se casar no templo aqui na terra, ela nunca mais terá essa oportunidade e que será um anjo para sempre.

Temos que ter sempre em mente que o Milênio faz parte do plano de Deus para nós e que, durante esse tempo, muitas coisas que não entendemos ou resolvemos na mortalidade serão esclarecidas.

Aprendemos por meio dos apóstolos e profetas de Deus que nenhuma bênção será negada a qualquer filho de Deus. O Élder Howard W. Hunter ensinou:

“Esta é a Igreja de Jesus Cristo, não a igreja de casados ou solteiros, ou de qualquer outro grupo ou indivíduo. O evangelho que pregamos é o evangelho de Jesus Cristo, que abrange todas as ordenanças e todos os convênios de salvação necessários para salvar e exaltar todos os que estão dispostos a aceitar Cristo e cumprir os mandamentos que Ele e nosso Pai Celestial nos deram.

Nenhuma bênção, inclusive a do casamento eterno e da família eterna, será negada a uma pessoa digna. Embora possa levar algum tempo para alguns conquistarem essa bênção — talvez até seja após esta vida mortal —, ela não lhes será negada.” 

O Presidente Russell M. Nelson também testificou dessa verdade:

“Todos devemos lembrar que, no devido tempo e à maneira do Senhor, nenhuma bênção será negada a Seus santos fiéis. O Senhor julgará e recompensará cada pessoa de acordo com seu sincero desejo, bem como suas ações.”

Deus é um Pai de amor infinito e Suas bênçãos se aplicam a todos os Seus filhos. Assim, no devido tempo e à maneira Dele, todas elas, incluindo o casamento eterno, estarão ao alcance de todos os que forem fiéis.

Veja também: Perguntas e respostas: o beijo e o padrão do Senhor

Posto original de Maisfé.org

O post A Bíblia afirma que não existe casamento após a morte? apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *