Para que o amor floresça em nosso coração
Durante um discurso na conferência geral de abril de 2014, o Presidente Monson falou sobre a essência do evangelho e a definiu como o ‘amor’.
“Há muitos atributos que são manifestações do amor, como a bondade, a paciência, a abnegação, a compreensão e o perdão. Em todas as nossas interações com as pessoas, esses e outros atributos ajudam a evidenciar o amor que temos no coração.” Thomas S. Monson
Ser humano é amar. Nos tornamos as nossas melhores versões somente quando esquecemos de nós mesmos e começamos a amar o nosso próximo.
O amor enriquece e dá beleza à vida. As pessoas que amam desenvolvem a capacidade de seguir em frente em momentos de dificuldade e experimentam a verdadeira alegria.
Amor verdadeiro, amor real, sempre é abnegado e centrado em outras pessoas. Embora seja bom ter uma autoestima saudável, o egocentrismo pode ser tão vazio quanto não ter amor algum. O amor é sempre de dentro para fora, nunca de fora para dentro.
Dentre os muitos tipos de amor, o amor romântico talvez seja o mais discutido. Incontáveis músicas, poemas e filmes retratam melancólicos olhares de casais apaixonados. Mas há muito mais dentro de um relacionamento amoroso bem sucedido.
Podemos aprender muito através de pessoas que sabem o que é preciso para construir tais relacionamentos.
Quando casais que estão juntos a mais de 50 anos respondem o que os mantiveram juntos por tanto tempo, eles sempre dizem que não foi o romance.
Foi “um profundo e cuidadoso relacionamento”. Foi “a capacidade de curtir a companhia um do outro” e compartilhar os interesses um do outro.
Pode parecer simples, mas esse tipo de amor leva tempo e esforço. De certa maneira, relacionamentos são como um jardim, um carro ou uma casa. Eles precisam de constantes cuidados, pequenas mudanças e reparos ocasionais.
Sabemos o que significa manter uma casa, um carro e um jardim. Mas o que significa cuidar de um relacionamento?
Significa ser atencioso e cuidadoso. Significa fazer coisas juntos. Significa se sacrificar e servir um ao outro. Qualquer coisa que demostre que valorizamos e nos importamos com o relacionamento pode nutrir o amor – e, quando necessário, revivê-lo.
Um homem escreve um poema de amor para sua esposa a cada aniversário dela. Uma mulher envia e-mail semanais para seus filhos adultos, para que eles saibam que são amados.
Irmãos se reúnem para ajudar sua irmã que precisa de ajuda com a casa e com as crianças. Em todos os casos, a razão é o amor.
O amor é o que traz significado à vida, mas somente quando estamos dispostos a oferecer um pouco de nossas vidas para dar significado ao nosso amor.
Fonte: Church News