3 Recursos para estabelecer melhor as nossas metas diárias
Todos os dias temos a oportunidade um novo recomeço, e parece que temos intermináveis recomeços à frente. Ao planejarmos esses novos recomeços, podemos usar a excelente ferramenta de estabelecer metas.
Talvez pareça clichê, mas não importa o nome que você usa, pode ser planejar, ponderar, fazer listas de tarefas, enfim, estabelecer metas pode ajudar a começar bem o dia.
Ao anotar todas as nossas tarefas ou mapear as nossas atividades, devemos considerar 3 pontos que podem nos ajudar a aproveitar melhor o nosso dia.
Fazer bom proveito do remorso
Ao olharmos para trás, há momentos, situações ou escolhas que nos levam a questionar, “Por que eu fiz aquilo?” ou “Por que falhei nisso?”
Lamentações ou sentimentos de remorso sobre ‘o que poderia ter sido’, podem nos motivar a estabelecer metas, para que possamos subir alguns degraus na escada do nosso progresso.
Podemos finalmente fazer aquela dieta ou exercício físico que sempre planejamos. Podemos entrar em contato com aquele velho amigo ou familiar. Podemos parar com alguns hábitos ruins.
As coisas que nos frustram podem aumentar o nosso desejo de melhorar. Ao invés de ser uma pedra de tropeço, podemos transformar as nossas lamentações em força motora e nos esforçarmos para nos tornarmos uma versão melhor de nós mesmos.
Lembrar do poder do arrependimento
O processo de arrependimento começa com um sentimento de pesar, mas não para por aí. Estabelecer metas, nos permite pensar em como podemos aplicar os ensinamentos de Jesus Cristo e atender ao convite de sermos mais como Ele é.
Podemos olhar para esse processo com uma abordagem holística para aumentar “em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”.
Completar o processo significa corrigir os erros que cometemos e fazer aquilo que omitimos. Podemos ter iniciado o processo, mas continuarmos sem progredir.
Estabelecer metas para passar inteiramente pelo processo do arrependimento, pode nos ajudar a ter uma perspectiva melhor do que limita o nosso desejo de arrependimento pleno, e a vencer esses obstáculos.
O que também pode nos ajudar são as seguintes perguntas: “Devolvi o que peguei? ”, pode ser um objeto, ou um elogio, ou gratidão por alguém que nos ajudou. Ou “Confessei o que fiz de errado ou o que falhei em fazer? ” ou “Ainda estou adiando ou justificando? ”
Estar sempre dispostos a demostrar gratidão
Precisamos olhar ao nosso redor e reconhecer o quanto somos abençoados. Temos muito pelo que podemos ser gratos! Em seu discurso na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Presidente Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos disse:
“Irmãos e irmãs, sejam quais forem as circunstâncias, sejam quais forem nossos desafios ou nossas provações, há algo em cada dia para entesourar e valorizar. Há algo em cada dia que pode suscitar gratidão e alegria, se apenas o virmos e apreciarmos.”
Ter gratidão ao estabelecer metas, nos ajudará muito. Nos ajudará a apreciar as coisas que mais importam, como a nossa família, amigos, valores, fé e amor pelo nosso próximo.
Dará mais significado a nossa lista de tarefas. Teremos a certeza de que nossas atitudes e decisões demostram amor e valor pelas coisas que são mais importantes em nossas vidas.
Servirá como uma bússola interior que nos ajudará a ter como prioridade o que é mais importante. Se nossa meta é ser feliz, então a gratidão é um bom começo, é um bom ponto de partida para uma vida mais positiva.
Ao esperarmos pelo que está reservado para nós, devemos exercitar o arbítrio que nos foi dado por Deus, para fazermos escolhas melhores. Devemos aprender através de nosso remorso.
Devemos nos arrepender plenamente de nossos erros e que ter vontade de sermos melhores. Devemos aumentar a nossa habilidade de apreciar as nossas bênçãos e gastar mais tempo e esforços com as coisas mais importam.
Com esses três recursos em mente, sempre teremos esperança de dia melhores.
Fonte: Faith.ph